impressão offset (2)

O sistema de impressão em offset surgiu a partir da modernização da litografia e é o método mais utilizado pela indústria gráfica desde a segunda metade do século XX. O nome offset significa “fora do lugar”, pois trata-se de um sistema de impressão indireto onde a mensagem é transferida ao substrato por intermédio de cilindros de borracha.


O processo de impressão

O sistema offset é planográfico e a impressão ocorre de maneira rotativa, onde os cilindros irão conduzir tanto a tinta quanto o papel. A matriz, cilindro com a gravação da imagem, permanece umedecido e recebe a aplicação de tinta.

Por se tratar de um sistema de repulsão, as regiões protegidas pela luz (imagens) passam por um processo químico que atrai a gordura (tinta), enquanto as demais áreas (sem impressão) retém água.

O segundo cilindro é composto por borracha e recebe o nome de blanqueta. As blanquetas são responsáveis por transmitir a informação da matriz para o substrato (papel, por exemplo). Durante o processo de transferência das informações, há um terceiro cilindro: o cilindro impressor. Ele é responsável por pressionar o papel para que ele fique em contato com a blanqueta.

Este processo é necessário, pois evita borrões e excesso de tinta que o sistema de impressão direto cilíndrico pode ocasionar. A blanqueta, ao encostar na chapa, absorve a tinta excedente e permite transferir ao suporte apenas a quantidade necessária. Outra questão é que a tinta pode enrugar a folha ou até mesmo atravessa-la, manchando ou colando a folha seguinte, “perigo” chamado de decalcagem.

A decalcagem também pode ocorrer caso os impressos sejam embalados ou transportados antes da secagem por completo, ocasionando a perda de tiragens.


impressaooffsetimpressaodigitalgraficaemamericanaamericanasp